Aline Petronilha
  • Blog 🇧🇷
  • Blog 🇺🇲
  • Saúde & Beleza
  • Receitas
  • Quem sou eu
  • Blog 🇧🇷
  • Blog 🇺🇲
  • Saúde & Beleza
  • Receitas
  • Quem sou eu
Search by typing & pressing enter

YOUR CART

1/23/2020 0 Comentários

Como Emagreci de forma definitiva (adeus efeito sanfona!)

Olá, pessoal!

2020 está aí, com seus 366 dias pra você fazer diferente e ser alguém melhor, não é mesmo?! E nessa época as promessas, metas e projetos estão a todo vapor. E geralmente uma das metas que costumam dominar as listas da grande maioria das pessoas envolve a perda de peso e uma vida mais saudável. Acontece que quase sempre as pessoas começam o ano bem, perdem alguns quilos, se animam, em algum momento perdem o foco, e acabam recuperando todo o peso perdido, quando não ganham mais. Sim, isso é o comum, mas não precisa ser a sua realidade. A falha na tentativa de emagrecimento está principalmente relacionada ao fato das pessoas escolherem estratégias impossíveis de serem mantidas a longo prazo. Estratégias muito restritivas e que exijam muitas mudanças de uma vez, em sua maioria estão fadadas ao insucesso.
Eu nunca fui obesa ou estive em sobrepeso, mas vivi uma vida inteira oscilando entre 5 quilos a mais, 5 quilos a menos, pulando de estratégia em estratégia. Até que decidi que o foco seria outro! No dia em que passei a priorizar saúde em vez do número que via na balança, comecei a notar uma diferença enorme no espelho.
Então, nesse ano que se inicia, época de promessas e novas metas, decidi compartilhar com vocês algumas mudanças tão simples que trouxeram enormes resultados.

1. Priorizar comida de verdade
Uma das primeiras mudanças que fiz está relacionada ao tipo de alimento que ingeria. Tudo mudou a partir do momento em que passei a encarar a comida como combustível e não como algo pra simplesmente saciar a minha fome e vontades. O corpo não precisa só de calorias, ele precisa de nutrientes. E fiz da frase “Desembalar menos, descascar mais” o meu mantra. Passei a optar na maior parte do tempo por comidas vivas (frutas, verduras, legumes, leguminosas). E fui educando meu paladar. Fui aprimorando e variando as formas de preparar minhas comidas e Aprendi a gostar de comer saudável. A forma que seu corpo digere 1000 calorias de junk food é totalmente diferente da digestão de 1000 calorias de legumes, frutas e verduras, e isso faz toda diferença!

2. Comecei a fazer jejuns
Sim, na época o assunto jejum intermitente estava super em alta e eu decidi estudar a fundo sobre todos os benefícios desse hábito milenar. Dentre as várias estratégias de jejum possíveis, eu testei varias e escolhi a que melhor funcionou pra mim, o jejum diário de 14 horas. Onde eu me alimento numa janela de 10 horas e fico em jejum nas outras 14 horas do meu dia. Nossa, como isso mudou a minha relação com a comida! A principal mudança foi Aprender a diferenciar a fome real da vontade de comer. Cabe um vídeo sozinho sobre
2. Aumentei o consumo de proteínas
Uma outra mudança que fiz foi prestar atenção na quantidade de proteína que ingeria diariamente. As proteínas participam do processo de construção de todos os tecidos do nosso corpo. E eu nunca dei importância a elas. Passei a ingerir pelo menos 1 grama a 1,5 grama de proteína por quilo de peso (em média 56g a 84g) e priorizei frango, ovos e peixes. Comecei a ver mais resultados no meu corpo, menos gordura e mais massa muscular (resultados que só foram possíveis por aliar a uma atividade física).


3. Regra 80/20

Uma das coisas mais difíceis para mim era deixar de comer hambúrgueres, pizzas, doces. E o fato de ter que cortá-los da minha vida com o objetivo de perder peso, me fazia perder o foco e voltar à estaca zero. Até o dia que conheci a estratégia 80/20. Que nada mais é que 80 % do tempo comer bem e saudável, 20% do tempo me permitindo comer alguma besteira. Eu mantinha uma alimentação saudável durante a semana e me permitia comer coisas não saudáveis no fim de semana, sem peso nenhum na consciência, por saber que o meu resultado vem daquilo que eu faço a maior parte do tempo e não da exceção. No início eu jacava do sábado ao domingo, de quando acordava até a hora de dormir. Mas na segunda-feira eu me sentia tão cansada, com a barriga estufada, às vezes até com o intestino desregulado que aos poucos, fui sentindo menos vontade de enfiar o pé na jaca. As jacadas continuam acontecendo, mas são mais contidas porque me sinto melhor assim.

Tudo isso que falei aqui não aconteceu de uma vez. Eu não acordei e decidi fazer todas essas mudança de uma vez. Foi um processo! Uma pequena mudança foi puxando outra e os resultados foram dando aquele gás extra pra buscar melhorar meus hábitos cada dia mais. Confia em mim! Seu corpo foi feito pra ser saudável, e no momento em que você se sentir saudável você nunca mais vai querer outra sensação!

Então, simbora ser saudável, meu povo!
0 Comentários



Deixe uma resposta.

    Feed RSS

Com tecnologia Crie um website único com modelos personalizáveis.