Aline Petronilha
  • Blog 🇧🇷
  • Blog 🇺🇲
  • Saúde & Beleza
  • Receitas
  • Quem sou eu
  • Blog 🇧🇷
  • Blog 🇺🇲
  • Saúde & Beleza
  • Receitas
  • Quem sou eu
Search by typing & pressing enter

YOUR CART

6/8/2020 0 Comentários

GENÉTICA x HEREDITARIEDADE

Imagem
Um erro muito comum, é confundir genética com hereditariedade. Você sabia que existe uma diferença entre elas? Você sabia que é possível ter taxas de colesterol e triglicerídeos normais mesmo que seus pais, ou seus avós tivessem colesterol e triglicerídeos altos? Você sabia que colesterol alto pode estar ligado a hereditariedade e não genética?

Pois é! Assim como as dislipidemias (alterações do colesterol e triglicerídeos) várias outras doenças conhecidas como doenças ligadas ao estilo de vida como hipertensão, diabetes, obesidade, doença coronariana e até mesmo alguns cânceres, estão diretamente ligaods à hereditariedade e não necessariamente à genética.

É fato que herdamos um mix dos genes dos nossos pais, e com eles herdamos sim no nascimento, genes que são predisponentes a certas doenças. Mas, a ciência já sabe (como falamos sobre o exemplo das abelhas no post anterior) que o ambiente e a forma como você decidiu construir seu estilo de vida interferem diretamente na seleção dos genes que serão ativos ou desativados durante sua vida. E essa descoberta foi a mais libertadora até o momento. Existe algo mais libertador do que saber que apesar de toda a sua família ter morrido aos 60 anos de infarto ou de câncer, você pode ter a escolha de viver até os 100 anos cheio de saúde?! Isso é um milagre! E esse milagre está nas nossas mãos.

Ser saudável não é nada inovador.  Apesar de fingirmos não saber por onde começar, nós sabemos sim o segredo para uma vida longa e feliz. Priorizar uma alimentação saudável dando preferência a alimentos vegetais e integrais, noites bem dormidas respeitando suas necessidades de sono, uma vida mais ativa com prática regular de atividade física e  uma vida mais presente valorizando cada momento. Mas...O problema é que quase sempre esbarramos na hereditariedade.

Além dos genes hereditários, herdamos também os famosos hábitos hereditários que aprendemos com nossos pais, avós, e afins, e repetimos ao longo das gerações. Herdamos os hábitos alimentares ruins, as práticas ruins, o sedentarismo, a insônia, e claro...as doenças. Afinal, como ter resultados diferentes se repetimos as ações dos nossos antepassados? Crescemos com o pão com queijo na chapa de manhã, com o comer assistindo televisão, com o hábito de comer se fome, com a coca-cola acompanhando o almoço, o churrasco todo fim de semana, a cervejinha na sexta à noite, assistindo televisão até de madrugada, dormindo pouco, e se exercitar pra quê, né?! Afinal, não tenho tempo para isso.

Hereditariedade é o fator determinante simplesmente por você fazer das escolhas dos seus pais a sua escolha. Repetindo de geração em geração os erros, ao escolher hábitos de vida ruins que vão em algum momento te fazer chegar a um caminho já conhecido e desenvolver uma doença que poderia ter sido evitada.

Então, não! Genética não é sentença. Você pode sim escolher uma vida longa cheia de saúde em vez de ter que conviver com alguma doença crônica boa parte dos seus anos. E não, nunca é tarde para fazer essa escolha. Afinal...seu corpo é uma máquina perfeita e ele está a todo momento tentando reparar os danos que causamos diariamente. Então, que tal pararmos de dar trabalho a ele e contribuirmos para o melhor funcionamento desse instrumento que te permite viver todas as experiências nesse mundo?
0 Comentários



Deixe uma resposta.

    Feed RSS

Com tecnologia Crie um website único com modelos personalizáveis.