Aline Petronilha
  • Início
  • Estilo de Vida
  • SAÚDE E BELEZA
  • RECEITAS
  • Sobre

COSMÉTICO NÃO FAZ MILAGRE!

6/18/2020

0 Comentários

 
Imagem
Olá pessoal, tudo bem?

O assunto hoje é meio sério e talvez até meio chato para alguns, mas essa conversa é necessária. Durante todos esses anos produzindo conteúdo sobre beleza, percebo que existe uma preocupação muito grande sobre qual o peeling do momento, qual o cosmético de última geração com princípio antiidade mais potente, qual o procedimento estético das famosas. Percebo que a preocupação e a procura está sempre relacionada a qual a opção mais atual, rápida e prática que será capaz de milagrosamente resolver o meu problema. Acontece que algo tem me incomodado nas últimas semanas e decidi compartilhar aqui com vocês.

Você já parou pra pensar que seu corpo e sua pele são resultado das escolhas que vocês faz diariamente ao longo da sua vida? Nosso corpo é construído todos os dias a partir dos alimentos que ingerimos. Sua pele nada mais é do que os nutrientes que você come em todas as refeições transformados (digerido, metabolizado) em tecidos. E aí me vem a pergunta...você tem essa mesma preocupação com o que você coloca todos os dias na sua boca? Você é tão criterioso(a) na escolha dos ingredientes da sua refeição como é na escolha do creme clareador que você vai usar durante à noite?!

Tudo...absolutamente tudo que fazemos no nosso dia a dia interfere na nossa saúde, e sua aparência nada mais é do que o resultado visível das escolhas que você faz diariamente. Por que estamos a procura de cremes para melhora do aspecto das olheiras ou rosto cansado, se continuamos sem dormir e descansar o suficiente? Por que procuramos cremes antiidade ou botox, mas temos o hábito de fumar ou vivemos estressados sempre reclamando da vida? Queremos o hidratante com dez tipos de ácido hialurônicos, mas nem sabemos quando foi que bebemos o último copo de água. Estamos a todo momento à procura de tratamentos superficiais que tentam amenizar os sintomas e não a causa. Hábitos como se alimentar mal (muitos processados, excessos na alimentação), dormir pouco ou dormir mal, sedentarismo, estresse, fumar, podem destruir a sua aparência. E não que nossa aparência realmente importe aqui, mas se ela é um reflexo de como as coisas vão aqui dentro de nós, então sim, queremos ter uma aparência saudável.

Não estou dizendo aqui que você não deve ter uma rotina de cuidados com produtos escolhidos criteriosamente, sim, você deve! Mas essa rotina de cuidados deve se estender a todas as etapas do seu dia, a começar pelo jeito que você acorda, pelo que você come todos os dias e a como você escolhe ver a vida. Mudanças dão trabalho, exigem determinação e persistência, mas comece! Mude um hábito ruim de cada vez, e quando você perceber será uma nova pessoa, porque uma mudança vai puxar outra. Lembre-se sempre: Beleza vem dentro! Pessoas felizes e saudáveis são bonitas por dentro e por fora. Cuide-se!

O assunto hoje é meio sério e talvez até meio chato para alguns, mas essa conversa é necessária. Percebo que existe uma preocupação muito grande sobre qual o peeling do momento, qual o cosmético de última geração com princípio antiidade mais potente, qual o procedimento estético das famosas. A preocupação e a procura está sempre relacionada a qual a opção mais atual, rápida e prática que será capaz de milagrosamente resolver o meu problema.
Você já parou pra pensar que seu corpo (sua pele) é resultado das escolhas que você faz diariamente ao longo da sua vida? Nosso corpo é construído todos os dias a partir dos alimentos que ingerimos. Sua pele nada mais é do que os nutrientes que você come em todas as refeições transformados (digerido, metabolizado) em tecidos. E aí me vem a pergunta...você tem essa mesma preocupação com o que você coloca todos os dias na sua boca? Você é tão criterioso(a) na escolha dos ingredientes da sua refeição como é na escolha do creme clareador que você vai usar durante à noite?!
Por que estamos a procura de cremes para melhora do aspecto das olheiras ou rosto cansado, se continuamos sem dormir e descansar o suficiente? Por que procuramos cremes antiidade ou botox, mas temos o hábito de fumar ou vivemos estressados sempre reclamando da vida? Queremos o hidratante com dez tipos de ácidos hialurônicos, mas nem sabemos quando foi que bebemos o último copo de água. Estamos a todo momento à procura de tratamentos superficiais que tentam amenizar os sintomas e não a causa. E não que nossa aparência realmente importe aqui, mas se ela é um reflexo de como as coisas vão aqui dentro de nós, então sim, queremos ter uma aparência saudável.
Não estou dizendo que você não deve ter uma rotina de cuidados com produtos escolhidos criteriosamente, sim, você deve! Mas essa rotina de cuidados deve se estender a todas as etapas do seu dia e da sua vida. Pessoas felizes e saudáveis são bonitas por dentro e por fora. Cuide-se!
0 Comentários

GENÉTICA x HEREDITARIEDADE

6/8/2020

0 Comentários

 
Imagem
Um erro muito comum, é confundir genética com hereditariedade. Você sabia que existe uma diferença entre elas? Você sabia que é possível ter taxas de colesterol e triglicerídeos normais mesmo que seus pais, ou seus avós tivessem colesterol e triglicerídeos altos? Você sabia que colesterol alto pode estar ligado a hereditariedade e não genética?

Pois é! Assim como as dislipidemias (alterações do colesterol e triglicerídeos) várias outras doenças conhecidas como doenças ligadas ao estilo de vida como hipertensão, diabetes, obesidade, doença coronariana e até mesmo alguns cânceres, estão diretamente ligaods à hereditariedade e não necessariamente à genética.

É fato que herdamos um mix dos genes dos nossos pais, e com eles herdamos sim no nascimento, genes que são predisponentes a certas doenças. Mas, a ciência já sabe (como falamos sobre o exemplo das abelhas no post anterior) que o ambiente e a forma como você decidiu construir seu estilo de vida interferem diretamente na seleção dos genes que serão ativos ou desativados durante sua vida. E essa descoberta foi a mais libertadora até o momento. Existe algo mais libertador do que saber que apesar de toda a sua família ter morrido aos 60 anos de infarto ou de câncer, você pode ter a escolha de viver até os 100 anos cheio de saúde?! Isso é um milagre! E esse milagre está nas nossas mãos.

Ser saudável não é nada inovador.  Apesar de fingirmos não saber por onde começar, nós sabemos sim o segredo para uma vida longa e feliz. Priorizar uma alimentação saudável dando preferência a alimentos vegetais e integrais, noites bem dormidas respeitando suas necessidades de sono, uma vida mais ativa com prática regular de atividade física e  uma vida mais presente valorizando cada momento. Mas...O problema é que quase sempre esbarramos na hereditariedade.

Além dos genes hereditários, herdamos também os famosos hábitos hereditários que aprendemos com nossos pais, avós, e afins, e repetimos ao longo das gerações. Herdamos os hábitos alimentares ruins, as práticas ruins, o sedentarismo, a insônia, e claro...as doenças. Afinal, como ter resultados diferentes se repetimos as ações dos nossos antepassados? Crescemos com o pão com queijo na chapa de manhã, com o comer assistindo televisão, com o hábito de comer se fome, com a coca-cola acompanhando o almoço, o churrasco todo fim de semana, a cervejinha na sexta à noite, assistindo televisão até de madrugada, dormindo pouco, e se exercitar pra quê, né?! Afinal, não tenho tempo para isso.

Hereditariedade é o fator determinante simplesmente por você fazer das escolhas dos seus pais a sua escolha. Repetindo de geração em geração os erros, ao escolher hábitos de vida ruins que vão em algum momento te fazer chegar a um caminho já conhecido e desenvolver uma doença que poderia ter sido evitada.

Então, não! Genética não é sentença. Você pode sim escolher uma vida longa cheia de saúde em vez de ter que conviver com alguma doença crônica boa parte dos seus anos. E não, nunca é tarde para fazer essa escolha. Afinal...seu corpo é uma máquina perfeita e ele está a todo momento tentando reparar os danos que causamos diariamente. Então, que tal pararmos de dar trabalho a ele e contribuirmos para o melhor funcionamento desse instrumento que te permite viver todas as experiências nesse mundo?
0 Comentários

Genética não é sentença!

6/5/2020

1 Comentário

 
Imagem
Uma equipe de pesquisadores liderada pelo norte-americano George Weistock descobriu, após mapear o DNA das abelhas, que as abelhas rainhas e suas operárias são geneticamente idênticas.

Para você em um primeiro momento essa informação pode não ser relevante, mas ao levarmos em consideração os fatos de que as abelhas rainhas vivem 3 anos e colocam 2000 ovos por dia, enquanto as abelhas operárias da sua colmeia vivem apenas 3 semanas e são estéreis, o dado se torna no mínimo curioso.

Quando a abelha rainha está próxima da sua morte, uma larva é escolhida, separada das demais e alimentada com a geleia real. Essa larva ao ser alimentada com a geleia real tem uma alteração no seu perfil hormonal que rege, então, a manifestação de determinados genes e supressão de outros fazendo nascer uma nova abelha rainha.

Essa seria, então, mais uma prova na natureza da famosa Epigenética. Seria mais uma prova de que o meio a que estamos inseridos e nossos hábitos seriam os responsáveis por sermos quem somos, inclusive acima do nosso DNA!
1 Comentário

JEJUM: Por que o seu corpo precisa dele?

6/3/2020

0 Comentários

 
Imagem
Olá, pessoal!

Você sabia que as doenças que mais matam na atualidade estão relacionadas ao excesso alimentar? Você sabia que pelo Ayurveda uma pessoa saudável deveria comer somente duas vezes ao dia e que essas refeições deveriam estar separadas por pelo menos 6 horas? Nessa série, nós vamos conversar um pouco sobre o jejum e porque ele é seu aliado quando o assunto é a sua saúde.

Nosso corpo tem dois modos: Clean and Build, que seriam o modo limpeza e o modo construção. No modo clean ou limpeza, o nosso corpo está fazendo aquela faxina nas células velhas e defeituosas, eliminando tudo que não está funcionando perfeitamente. Já no modo Build ou Construção, nosso corpo está produzindo novas células, renovando os tecidos.

Muito comumente comete-se o erro de achar que o jejum é o responsável por ativar esse modo limpeza no nosso corpo, mas não, o corpo está a todo momento destruindo e construindo, morrendo e renascendo. Nosso corpo é um instrumento perfeito! Mas de fato, o jejum permite que o corpo possa focar nessa tarefa de limpeza e desempenhá-la de maneira ainda melhor.

Isso acontece porque toda vez que você coloca algum alimento no estômago, você desvia o foco da limpeza para a digestão e na maioria das vezes (com a alimentação super processada que temos hoje em dia) estamos colocando ainda mais toxinas e sujeira para o corpo ter que lidar. Entretanto, toda vez que seu estômago encontra-se vazio, o corpo pode focar toda sua energia na faxina. Fica, então, evidente que de fato o jejum contribui muito para o bom funcionamento dos tecidos do corpo em geral por permitir um tempo de interrupção na alimentação e deixar o corpo trabalhar no seu modo limpeza.

Desse modo, o jejum significa uma PAUSA. As doenças da modernidade como diabetes, hipertensão, obesidade e doenças cardíacas, são originadas pelo excesso alimentar que rege a nossa era. Criamos a cultura do comer de 3 em 3 horas, comer por impulso, comer porque é gostoso, comer social, comer sem fome. Perdemos a conexão com nós mesmos, com os ciclos, e consequentemente, perdemos nossa conexão com a fome, nos perdemos. Para o estômago ficar vazio de verdade são necessárias algumas horas, podendo levar de 4 a 8 horas a depender da sua digestão e do tipo de alimento que foi ingerido. Infelizmente, nos dias de hoje se não estamos comendo é porque estamos dormindo, e numa sociedade com insônia, isso se torna ainda mais grave.

O jejum nos ajuda nessa reconexão. Com ele você silencia a digestão se permitindo ouvir e focar nos sinais que o corpo dá!
0 Comentários

    Arquivo

    Março 2021
    Janeiro 2021
    Dezembro 2020
    Junho 2020
    Janeiro 2020
    Dezembro 2019
    Agosto 2019
    Agosto 2018
    Fevereiro 2016
    Janeiro 2016
    Dezembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015

    Categorias

    Todos
    Alimentação
    Alimentação
    Antiidade
    Atividade Fisica
    Ayurveda
    Beleza
    Beleza Natural
    Clean Beauty
    Cosmética Natural
    Cosmético
    Dieta
    Doenças Crônicas
    Doenças Crônicas
    Envelhecimento
    Epigenética
    Estética
    Habitos Saudaveis
    Meditação
    Mudança De Hábitos
    Mudança De Hábitos
    Pele
    Pele Bonita
    Pele Saudável
    Rejuvenescimento
    Saúde
    Saúde
    Sono De Qualidade
    Vida Saudavel

    Feed RSS

Proudly powered by Weebly
  • Início
  • Estilo de Vida
  • SAÚDE E BELEZA
  • RECEITAS
  • Sobre