Aline Petronilha
  • Início
  • Estilo de Vida
  • SAÚDE E BELEZA
  • RECEITAS
  • Sobre
Clique para definir o HTML personalizado

RETINOL - Saiba por que ele é o melhor anti-idade e anti rugas

1/5/2020

0 Comentários

 
Olá, pessoal!

O assunto de hoje é prevenção do envelhecimento da pele. E pra você que nunca ouviu falar, o Retinol é um ativo clássico na prevenção do envelhecimento que já vem sendo usado há décadas. Além disso, ele é o ativo mais estudado e com sua ação comprovada no rejuvenescimento da pele.
A medida que envelhecemos o processo de renovação da pele vai se tornando mais lento, com isso o a pele vai perdendo o viço, ficando mais grossa, com perda da firmeza e elasticidade, conferindo um aspecto envelhecido.
Derivado da Vitamina A, o Retinol faz parte da família dos retinóides e quando absorvido pela pele se transforma no ácido retinóico que age diretamente no DNA da célula estimulando a renovação celular. Essa renovação celular ocorre através da eliminação das camadas de células mortas que deixam a pele mais fina, lisa ajudando a clarear as manchas superficiais, e também da estimulação na produção de fibras de  colágeno e elastina conferindo mais firmeza e densidade. Com isso temos uma pele mais lisa e uniforme, além de uma redução considerável na aparência de linhas e rugas de expressão.
O que muitas pessoas não sabem é que por sua ação queratolítica o retinol também é um importante aliado no tratamento da Acne. Por promover uma esfoliação com eliminação do excesso de células mortas, ele também desobstrui os poros auxiliando na redução das lesões de acne e cravos, além de ainda controla a oleosidade da pele.

AÇÃO E BENEFÍCIOS DO RETINOL
1. Acelerar a Eliminação de células mortas (Esfoliação)
     - Melhora no viço e luminosidade
     - Clareamento de manchas superficiais
     - Controle da oleosidade
     - Redução de cravos e espinhas
     - redução dos poros

2. Aumentar a produção de colágeno e elastina
     - Melhora na Elasticidade e firmeza da pele
     - redução das linhas e rugas de expressão


COMO USAR

O retinol é indicado para peles maduras, porém pode ser usado por pessoas de todas as idades, inclusive àquelas que têm pele sensível. Os produtos contendo retinol apresentam várias concentrações, porém a concentração máxima permitida para uso doméstico é 0.3% (normalmente as formulações trazem algo em torno de 0.1%). Lembrando que quanto maior a concentração, maior a chance de efeitos colaterais.
A indicação de uso do retinol é em sua maioria noturna, mas por ser uma forma estável do ádico retinóico existem algumas formulações para uso diurno. O importante é você verificar a recomedação de uso da marca escolhida e SEMPRE fazer uso de um protetor solar com alto fator de proteção durante o dia.

REAÇÕES ADVERSAS POSSÍVEIS

O retinol é um ativo muito seguro e em sua maioria as peles o toleram muito bem não apresentando nenhuma reação. Porém, o uso do retinol pode apresentar alguns efeitos colaterais, principalmente no início. As principais reações são vermelhidão, descamação aparente, irritação e ressecamento excessivo da pele.  Nesses casos, o recomendado é que o uso seja suspenso. E para evitar esse tipo de problema o ideal é que, principalmente no início se faça o uso alternado (dia sim, dia não), e pela manhã após lavar o rosto e retirar o produto, fazer uso de um bom hidratante (a base de ácido hialurônico, por exemplo), além de beber bastante água durante o dia.

QUANDO NÃO USAR O RETINOL

O uso do retinol não é indicado após a realização de procedimentos estéticos agressivos. Após tratamentos como peelings fortes, microagulhamento, lasers, o ideal é aguardar atotal recuperação da pele para então fazer uso do Retinol.
O retinol também está contraindicado no caso de gravidez e pessoas com hipersensibilidade ao ativo.

PRODUTOS QUE NÃO DEVEM SER USADOS JUNTAMENTE COM O RETINOL
Apesar de seus efeitos comprovados no tratamento da acne, o retinol não deve ser usado juntamente com produtos contendo AHA (Alpha Hidroxiácidos) ou o Beta hidroxiácido Ácido salicílico porque pode aumentar as chances de reações adversas na pele. Além disso, produtos contendo peróxido de benzoíla anulam os efeitos do retinol.

É isso! Agora que você já tem todas as informações necessárias, que tal incluir o Retinol na sua rotina de cuidados?!






0 Comentários

    Arquivos

    Junho 2020
    Maio 2020
    Março 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Dezembro 2019
    Novembro 2018
    Maio 2018
    Janeiro 2018
    Agosto 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Setembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Janeiro 2016
    Dezembro 2015
    Setembro 2015
    Junho 2015
    Abril 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014

    Categorias

    Todos

    Feed RSS

Proudly powered by Weebly
  • Início
  • Estilo de Vida
  • SAÚDE E BELEZA
  • RECEITAS
  • Sobre