A maneira como pensamos é incrivelmente poderosa...ela pode tanto nos colocar pra cima como também nos colocar pra baixo. Nosso mindset afeta a maneira como pensamos sobre todas as coisas. E porque nós quase sempre estamos completamente alheios à qualidade de nossos pensamentos, eles podem acabar assumindo qualidades negativas ou autodestrutivas. Nesse post, nós vamos conversar sobre 5 diferentes atitudes que você pode adotar a partir de hoje para fazer com que sua mente se torne um lugar muito mais saudável para estar.
Primeiro passo...
Aprenda a aproveitar a jornada
No trabalho e na vida nós sempre falamos sobre a importância de ter uma mentalidade orientada a resultados. Essa é uma mentalidade que prioriza termos um objetivo ou ter mos pelo menos um senso de direção...claro que isso é importante, mas é uma maneira muito habitual de pensar que traz consigo um custo que com frequência significa renunciar as suas necessidades do presente com o objetivo de satisfazer as suas necessidades do futuro. E quando tudo que nós fazemos passa ter um foco a um determinado resultado no futuro, acaba dando a sensação de que a nossa existência parece puramente funcional.
Tem uma frase muito legal do Robert Holden, um psicólogo,que diz o seguinte:
“Beware of destination addiction...until you give up the idea that happiness is somewhere else, it will never be where you are”
“Cuidado com o vício no destino...até que você desista da ideia que a felicidade está em outro lugar, esse lugar nunca será onde você está.”
Apesar da sensação de conquistar nossos objetivos ser uma sensação única e maravilhosa...ela é uma sensação que dura muito pouco quando comparado ao tempo que na maioria das vezes demoramos pra chegar até lá. Bem..Digamos que a vida fosse uma trilha até o pico da montanha. Nós demoramos 99% do tempo percorrendo o caminho até chegar ao topo e apesar da vista ser maravilhosa quando chegamos lá em cima, nós só aproveitamos esse momento por 1% do tempo. E na maioria das vezes, você vai chegar lá em cima tão cansado da subida que mal vai conseguir aproveitar o breve momento de estar no topo. Então, eu te pergunto: por que aproveitar somente o 1% se nós temos também a oportunidade de aproveitar toda a jornada dos 99%? Isso significaria substituir uma mentalidade focada somente nos resultados para uma mentalidade com foco no processo. E a pergunta que devemos nos fazer todos os dias é: Como eu posso aproveitar da melhor maneira possível o tempo que vou levar até chegar ao meu resultado? E com essa pergunta simples nós nos damos a oportunidade diariamente de reduzir o ritmo nos permitindo aproveitar a jornada!
2. Assuma o controle dos seus sentimentos
Vamos pensar que você está tendo um dia ruim e sua amiga ou amigo te pergunta o que está havendo. Nós sempre tendemos a dizer que a nossa frustração ou infelicidade é um resultado das circunstâncias que nós estamos vivenciando naquele dia ou naquela fase. Ahhh eu estou tendo um dia ruim porque eu acordei atrasada, perdi o ônibus, está chovendo e pra completar esqueci de pegar meu guarda-chuva. Quase nunca nós tentamos refletir que na verdade nossos padrões de pensamentos e ações podem estar nos levando aquelas circunstâncias ou situações. Pensa comigo você decidiu ficar acordada na noite anterior até tarde assistindo aquela série nova, acabou dormindo demais, perdeu a hora e acordou atrasada, por isso já ficou irritada logo de manhã, teve que fazer tudo correndo e na pressa esqueceu o guarda-chuva. Pensa comigo... na vida a gente não tem muito controle sobre as coisas que acontecem ao nosso redor no nosso dia a dia, mas nós podemos mudar a forma como reagimos aos acontecimentos e assim nós podemos mudar os resultados. Já pensou nisso? Por exemplo, você está caminhando na rua e vê uma conhecida passando do outro lado, você olha pra ela e a cumprimenta, mas percebe que por algum motivo ela não te respondeu. Você pode reagir de duas formas se chatear e começar a pensar que ela te ignorou, que ela foi sem educação, que nunca mais você irá falar com ela, e ficar triste por isso ou...você pode simplesmente pensar: provavelmente ela estava distraída e não me viu. E assim, seguir seu caminho. Então, lembre que você não pode controlar as atitudes dos outros ou todos os acontecimentos da sua vida, mas você pode sim controlar a forma que reage a eles, e isso vai mudar seu dia, e os dias melhores têm poder pra transformar sua vida. Nossas percepções definem como nos sentimos, e os nossos sentimentos criam nossa realidade.
3. Reformule sua forma de pensar
Vamos fazer um exercício aqui...tente lembrar as palavras que você mais pensa e diz a si mesmo diariamente? Elas são palavras positivas ou negativas? São palavras do tipo: estressada, sobrecarregada, frustrada, irritada, estúpida, medo, chateada, ansiosa, infeliz, impossível, triste? Ou são palavras como: amor, alegre, divertido, confiante, gratidão, animada, obrigado, esperança, maravilhoso, orgulho, possível, feliz? Se você é uma pessoa que interage muito com outras pessoas no seu dia a dia, talvez seja normal você fazer uso de palavras do primeiro grupo, porque é natural do ser humano querer compartilhar com os outros suas dificuldades e frustrações afim de desabafar e até mesmo buscar soluções com a ajuda do outro. Porém, o uso dessas palavras no nosso dia a dia tanto em conversas como em pensamentos deve acontecer com muita consciencia, porque elas podem ter um impacto profundo em como nós vemos a nós mesmos e a nossa realidade. E mesmo quando naõ estamos conversando com outras pessoas, passamos a usar essas palavras em nossos diálogos internos e com isso passamos a limitar todo o nosso potencial emocional de sentir alegria e bem-estar. Uma maneira de sair desse ciclo desvirtuoso é reformulando nossa forma de pensar. Por exemplo, em vez de você dizer ou pensar: eu estou com medo de não conseguir terminar esse trabalho no prazo...você diria: Eu espero que eu termine esse trabalho dentro do prazo. Dê um pouco de atenção e reformule as palavras e pensamentos, focando em usar mais as palavras que fazem parte da forma otimista de encarar a vida.
4. Não se compare!
Atualmente com o uso das redes sociais cada vez mais presente no nosso cotidiano, é comum vez ou outra nos pegarmos fazendo comparações com a vida alheia. Todos nós sabemos que nos compararmos aos outros não é um hábito saudável, por isso é importante controlar o tempo que nos expomos às redes e até mesmo deixar de seguir pessoas ou páginas que despertem essa sensação desagradável de comparação. Mas, nós também sabemos que é do ser humano esse hábito de se comparar aos outros e que se isolar do mundo não vai resolver o problema. Então, uma forma interessante de lidar com essa situação é mudar perspectiva. Primeiro é importante estar atento aos seus pensamentos, porque mais grave do que se comparar aos outros é se comparar e nem perceber que o está fazendo. Porque quando vc não tem noção que está se comparando, você começa com uma tendência autodestrutiva de duvidar de si mesmo dando a oportunidade para que medos irracionais se instalem na sua mente. É necessário entender que o que nós estamos vendo ali nas redes sociais é um recorte da realidade do outro, nós vemos as conquistas, mas na maioria das vezes não acompanhamos os fracassos, e todo o esforço e trabalho que levou pra aquela pessoa chegar até ali. Lembre-se que na maioria das vezes as pessoas escolhem compartilhar os momentos felizes, o melhor ângulo de suas vidas, mas que essas pessoas também têm seis momentos de erros, falhas, dificuldade e tristeza. As redes sociais nos deram a ilusão que todos estão sempre lindos, felizes e tendo uma vida de sucesso...o que é uma ilusão. Lembre sempre...o que se vê nas redes sociais são recortes das vidas das pessoas, as partes boas e felizes que elas decidem compartilhar. Porque é do ser humano não querer expor suas fragilidades e fraquezas. Uma maneira saudável de reagir às comparações seria decidir olhar o recorte do outro com admiração e usar como inspiração tornando assim o nosso espaço mental um lugar melhor para se estar.
5. Faça uma higiene emocional
Todos os dias nós temos todo um cuidado com nosso corpo, não é mesmo? Diariamente nós tomamos banho, nos alimentamos, escovamos os dentes, nos exercitamos...tudo em busca de ter uma vida mais saudável. Mas você já reparou que quase nunca nós temos esse mesmo cuidado com as nossas emoções? Dificilmente nós prestamos atenção as nossas emoções e sentimentos. Atualmente já existe na medicina uma área com foco no chamado Sistema Psico-Imuno-neuro-endócrino que é responsável por estudar o impacto dos nossos pensamentos e emoções sobre o sistema endócrino e imunológico. E já temos estudos comprovando que uma mente positiva e feliz proporciona um ambiente de saúde no nosso corpo com regulação do sistema hormonal e fortalecimento do sistema imunológico, enquanto que uma mente negativa e triste é capaz de causar desordens hormonais e enfraquecer nosso sistema imune tornando o corpo mais propício ao surgimento de doenças. Por isso, é muito importante que nós tenhamos consciência das nossas emoções. Se estamos passando por algum dificuldade, não podemos simplesmente varrer essas emoções negativas pra debaixo do tapete porque emoções não digeridas se transformam em desequilíbrios e desequilíbrios dão origem a doenças tanto no corpo físico como na mente. Por isso, se você está se sentido sobrecarregado, ansioso, triste ou estressado...procure sempre estar consciente das suas emoções. Tente verbalizar seus sentimentos, escrever em um diário, entender a origem daqueles sentimentos, converse com alguém, um amigo sobre como você está se sentindo, e se possível, busque ajuda profissional. Silenciar suas emoções pode colocar em risco sua saúde. O importante é não ignorar seus sentimentos porque as emoções impactam diretamente no seu corpo e quando essas emoções são negativas elas têm ligação direta com a origem de várias doenças. Além disso, as emoções são as principais responsáveis pela forma que você decide conduzir a sua vida. Lembre-se sempre...suas emoções vão interferir na forma que você enxerga o mundo, e a forma que você enxerga o mundo molda a sua realidade.
Espero que você tenha gostado do nosso conteúdo. Se sim, deixe o seu like e compartilhe para nos ajudar a divulgar!
Gratidão!