VIDA SAUDÁVEL - Por onde começar

Sejam muito bem vindos a mais um post. Se você leu nossa última publicação, provavelmente deve estar se perguntando: Por onde começar? E a resposta que eu posso te dar é...comece pelo básico. Hoje vamos falar de uma das quatro principais mudanças que você deve fazer nos seus hábitos para começar a organizar a sua vida e tomar as rédeas da sua saúde. Vamos lá?
 
A primeira grande mudança é tão importante que merece um post inteiro dedicado a ela...vamos falar de alimentação. E não estamos falando aqui da dieta do momento ou de como construir um abdome trincado em 4 semanas. Estamos falando de alimentação com foco em saúde.
Todos os tecidos do seu corpo, do fio de cabelo até a unha do pé, estão sendo renovados diariamente. Alguns processos de morte e renovação levam semanas, outros levam minutos, mas o que importa é que todo esse processo de construção é feito a partir dos nutrientes que você coloca no seu estômago a cada refeição. E, como em qualquer obra, o resultado final será dependente da qualidade do material que você escolher utilizar. Partindo dessa lógica quanto melhor for a escolha dos alimentos que você ingere no dia a dia, melhor a qualidade dos tecidos que serão produzidos pelo seu corpo.
Vamos, então, listar algumas pequenas mudanças relacionadas ao hábito alimentar que você pode começar AGORA e que trarão resultados fenomenais ao longo do tempo. 

  1. REPEITE A FOME!

Sim, começo por essa mudança, porque ela apesar de parecer boba é a mudança mais importante. As doenças da atualidade estão diretamente ligadas ao excesso alimentar. Vivemos em um mundo onde perdemos a conexão com nosso corpo, e com isso não conseguimos ouvi-lo mais. Exageramos diariamente na comida, seja na quantidade seja na frequência. Tudo é motivo para comer...comemos por ansiedade, por tristeza, por alegria, por tédio, pra comemorar...comemos as nossas emoções! E por isso, vivemos em mundo doente. Para quebrar esse ciclo destrutivo, a resposta é simples. Respeite a sua fome. Nosso corpo só funciona em dois modos, o modo construção e o modo limpeza. Se você passa o dia inteiro comendo, o seu corpo passa o dia no modo construção, ou seja, digerindo e transformando o alimento em nutrientes que serão absorvidos e utilizados, ou estocados no caso do excesso. É somente no jejum, quando o estômago está vazio, que nosso corpo passa a focar sua energia no processo de limpeza, eliminando as células defeituosas, as toxinas, tudo aquilo que não serve mais. O estômago demora em média de quatro a seis horas para se esvaziar por completo após uma refeição. E a etapa de limpeza é tão importante quanto a etapa de construção. Por isso, reduza a quantidade de refeições ao longo do dia, espere o sinal do seu corpo dizendo que o momento de comer chegou. Coma devagar e respeite também o sinal de saciedade. Sentiu que está satisfeito, pare!
      2. REDUZA A INGESTÃO DE INDUSTRIALIZADOS
Faça da frase ”desembalar menos e descascar mais” o seu mantra, ou seja, opte por comida de verdade: frutas, legumes, verduras, oleaginosas, grãos e cerais. Beba bastante água, troque a sobremesa por uma fruta. Na dúvida do que comer ou o que comprar, se pergunte: esse alimento é encontrado na feira. Se sim, está liberado. Se você puder optar pelos orgânicos, perfeito! Se não, tudo bem...o bom não deve ser inimigo do ótimo.
 
     3. PREPARE SUA PRÓPRIA REFEIÇÃO
Com a correria do dia a dia, perdemos esse hábito que era muito importante. Preparar uma refeição começa ainda na ida à feira ou ao supermercado. Tocar nos alimentos, escolher os ingredientes, sentir os aromas, o prazer de preparar o alimento, de alimentar a quem se ama e saber exatamente o que está ingerindo. Sentar à mesa, comer com calma, sentir o sabor a cada garfada. Nada de televisão, notícias e celular, em vez disso, conversas agradáveis ou silêncio. Sabia que ao se alimentar você também ingere suas emoções? Por isso, nunca discuta ou leia notícias ao comer, aproveite o momento da refeição para cultivar sentimentos bons e lembrar do que te faz bem.
 
    4. E uma última coisa...não se preocupe tanto com suplementação!
 Hoje em dia gastamos milhões em multivitamínicos, vitamina D, ômega 3, creatina, whey protein, bcaa...e acabamos esquecendo que na verdade, é o básico que funciona. Uma cápsula ou comprimido com um nutriente isolado nunca será capaz de substituir o alimento. Por que o alimento foi feito sob medida para o seu processo de digestão, diferente daquele aminoácido que foi ultrafiltrado em um processo de ultima geração. Lembre-se disso: seu corpo reconhece um alimento completo e sabe o que fazer pra transformá-lo em nutriente.
 
É isso, pessoal! Se você não sabia por onde começar, aqui te demos um pedaço do caminho. O segredo está em fazer pequenas mudanças...uma a uma no seu tempo, sem cobranças.  À medida que a mudança tenha se tornado um hábito, passe para a próxima e quando perceber sua vida e sua saúde serão outras. Lembre-se: o sucesso vem da constância, o que você faz na maior parte do tempo e não a exceção. Quando você menos esperar, estará apaixonado pelo processo. Vida saudável é um caminho sem volta!

Não deixe de se inscrever e ouvir também o nosso podcast. =)