Açúcar e o Envelhecimento Precoce - Saiba como evitar

Você sabia que o consumo excessivo de açúcar favorece o envelhecimento precoce da pele? 

Pois é...nós sabemos que açúcar faz muito mal à saúde, em excesso pode causar diabetes, problemas cardiovasculares, obesidade e inclusive, ele é o principal vilão quando o assunto é ganho de peso. E quando falo açúcar, estou me referindo não somente ao açúcar refinado (o açúcar União que você coloca no seu café ou Nescau todas as manhãs) ou aquelas guloseimas que você adora... e sim ao carboidrato simples em geral porque são facilmente digeridos pelo organismo, aumentando os níveis de glicose na corrente sanguínea (doces, massas, pães, biscoitos, etc).

O que talvez você ainda não saiba é que o excesso de açúcar gera um processo chamado de GLICAÇÃO. Que nada mais é do que quando uma molécula de glicose se liga à proteína fazendo com que essa proteína não consiga mais desempenhar sua função. E nossa pele é composta por várias proteínas (dentre elas o colágeno, a elastina) que são responsáveis por dar sustentação, firmeza, tônus e elasticidade. Quando essas proteínas da pele sofrem o processo de glicação elas perdem a capacidade de exercer sua função se tornando inflexíveis e perdendo a capacidade de reparo e renovação! Surgem, então, as rugas, linhas de expressão, flacidez, manchas, perda da elasticidade e, perda do viço e luminosidade. Por isso, o consumo de açúcar em excesso favorece o envelhecimento da pele e tem uma ação tão prejudicial quanto a dos radicais livres (que ouve-se muito falar por aí).

Mas e aí? O que podemos fazer pra amenizar os efeitos maléficos do açúcar. Já existem no mercado vários produtos que prometem ação antiglicante. Temos produtos da skinceuticals, Adcos, La roche Posay, Melora. Além desses, o Ácido Hialuronico promete ser um poderoso aliado na prevenção da glicação por proteger o colágeno e estimular a sua produção. E atualmente temos uma infinidade de produtos que possuem o Ácido Hialurônico em sua composição. O ideal é começar a usar os produtos a partir dos 25 anos para que possa agir na prevenção dos danos.

Agora...de nada adianta você investir milhões em dermocosméticos e não cuidar da sua alimentação! Não canso de dizer que saúde vem de dentro, e a saúde da pele não é diferente. É fundamental que você dê preferência a comida de verdade, com alimentos frescos e livres de processamento. Reduzir o consumo de carboidratos (principalmente os de alto índice glicêmico) é totalmente possível e necessário se você deseja ter uma vida longa e saudável.

O que você deve evitar: Farinhas refinadas em geral, pães, massas, sucos (prefira a fruta), doces, guloseimas, arroz branco, refrigerante, macarrão, biscoitos, sorvetes, açúcar, etc.

O que você deve incluir: Legumes, leguminosas, raízes, cereais, verduras, canela, orégano, pimenta, alho, gengibre, azeite, proteínas, limão, cúrcuma, ômega 3, Chocolate meio amargo ou amargo (teor de açúcar reduzido e rico em antioxidantes), adoçantes naturais (stévia, mel, açúcar de coco, xilitol, eritritol).

ATENÇÃO! Não estou dizendo que você nunca mais vai poder comer aquela macarronada ou sobremesa, mas sim que você tenha uma alimentação na maior parte do tempo com alimentos de verdade para que esporadicamente você possa abrir as exceções e comer o bolo da vovó, ou aquela sobremesa ou pizza no fim de semana! ;-)

Não deixe de assistir o vídeo sobre esse assunto no nosso canal! Fiz com muito carinho pra vocês, espero que gostem!